Informação

05 documentários essenciais que vão além do futebol

05 documentários essenciais que vão além do futebol

O mês de outubro já é por si só especial para o futebol apenas por emprestar suas datas para o nascimento dos dois maiores ídolos do esporte: Pelé (23) e Maradona (30). Neste ano, o aniversário de El Pibe de Oro trará um presente para os amantes do craque argentino: uma série biográfica, que chega no streaming da Amazon no dia 29. Estrelada por Nazareno Casero, Maradona: Conquista de um Sonho promete recontar os passos do camisa 10 desde suas origens na Villa Fiorito (Argentina), passando por Barcelona, Napoli e claro, a lendária conquista da copa de 86 no México.

Enquanto aguardamos o lançamento da obra, elencamos outras 5 produções essenciais para quem gosta das várias histórias que cercam o futebol.

Kaiser: O Jogador De Futebol Que Nunca Jogou (2018)

O futebol brasileiro dos anos 90 guarda verdadeiras pérolas. Uma delas é a história do maior jogador de futebol que nunca jogou: Carlos Kaiser. Também conhecido como o Forrest Gump do futebol brasileiro. Uma produção inglesa sobre a figura que enganou diversos clubes, entre eles os quatro grandes do Rio, viveu como um astro do futebol, mas que praticamente não pisou em campo em 26 anos de carreira. O documentário que é um suco dos anos 90 no Brasil (não apenas do futebol) é dirigido por Louis Myles e está disponível no Globoplay.

Minha estratégia para não jogar era simples: primeiro, você tem que ter na cabeça que era uma época sem internet e sem exame de ressonância magnética. Então eu simulava lesões em treinos. Às vezes combinava com algum zagueiro e dar uma entrada mais forte, aí tinha aquela simulação marcante. Ou às vezes sentia uma dor muscular de verdade. Como não tinha exame, palavra de jogador contra a do médico.

Kaiser em entrevista ao UOL

Suderland Até Morrer (2018)

Se você é daqueles que simpatiza com o times que estão fora dos holofotes do futebol mundial, a série documental Sunderland Até Morrer é um prato cheio. A produção que tem duas temporadas acompanha o cotidiano e a caminhada dramática do Sunderland A.F.C., seis vezes campeão da primeira divisão inglesa (a última vez no longínquo ano de 1936), em alguns de seus dias menos gloriosos. O clube que disputou a elite do futebol inglês pela última vez na temporada 2016-17 e busca retornar à Premier League. Sucesso de crítica e de público, inclusive entre os próprios torcedores, é possível encontrar a série na Netflix.

No ano em que seu maior rival, o Newcastle, foi comprado por um fundo de investimentos da Arábia Saudita e se tornou um dos novos ricos do futebol, a caminhada do Sunderland, que hoje disputa a 3ª Divisão do Campeonato Inglês, ganha uma nova camada.

Pelé (2021)

O personagem principal da história do futebol brasileiro (e talvez mundial) já foi tema de diversos filmes e documentários. Pelé foi uma fonte inesgotável de bom futebol e segue sendo de boas histórias. O longa mais recente que tenta retratar a vida do Rei também é uma produção britânica: Pelé (2021) é dirigido pela dupla David Tryhorn e Ben Nicholas, está disponível na Netflix e busca reapresentar Pelé para as gerações mais novas.

Apesar de não ser nenhuma unanimidade entre a crítica, o documentário recupera imagens incríveis da carreira do camisa 10 e uma entrevista exclusiva na qual Pelé fala sobre diversos temas, como paternidade e ditadura militar. A narrativa também aborda os reflexos do futebol em um período conturbado da história brasileira. Sem dar tanta atenção às glórias do jogador com a camisa do Santos, o filme começa com o drama da final de 1950 e termina com o triunfo absoluto da Copa de 1970.

Les bleus: Une Aautre Histoire de France (2016)

Política e futebol andam juntos em qualquer lugar do globo e isso fica evidente no documentário Les bleus: Une Aautre Histoire de France, que retrata ao mesmo tempo um período de glórias e fracassos do futebol francês e a crise social e política do país entre 96 e 2016.

Dirigido por Pascal Blanchard e Sonia Dauger, a obra também aborda questões indentitárias que cercam uma seleção multicultural, reflexo de um país repleto de tensões raciais que são herança do período colonialista francês. Outro mérito do longa disponível na Netflix, é mostrar a influência política dentro da seleção, apresentando entrevistas com jornalistas e políticos franceses, e claro, com jogadores de uma geração cheia de craques. Apenas dois anos após o lançamento do documentário, a seleção francesa seria bicampeã mundial, na Copa do Mundo da Rússia. Ainda assim, Les bleus: Une Aautre Histoire de France segue sendo essencial.

Adeus, Geral (2016)

O tema principal de Adeus, Geral é a razão fundamental da existência do futebol: a torcida, maior vítima da elitização dos estádios. Apresentando a realidade do torcedor de clubes paulistas, o documentário também traz depoimentos de gigantes do jornalismo esportivo, como Juca Kfouri, e de personagens importantes do futebol atual, como Tite (hoje técnico da seleção brasileira).

Produzido por 5 alunos do Ensino Médio, a obra tem personalidade e qualidade, além de ser um retrato da luta contra o “futebol moderno”. A íntegra está disponível no Youtube e você pode conferir no link abaixo.

Gabriel Oliveira

Futebol brasileiro e mundial em textos com opinião, fatos e dados.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.