Opinião

5º lugar: Syphodys (Barra Velha)

5º lugar: Syphodys (Barra Velha)
Foto por Lucas Gustavo (gugapht)

Não estranhe o nome desse pico. É isso mesmo que você leu: Syphodys. E é exatamente isso que você tá pensando: o nome indica que as ondas ali são perigosas – e então a galera se…

Mas essa é uma meia verdade. Apesar de perigosas, ou justamente por isso, as ondas ali são boas. Muito boas. Nos dias de gala, ótimas. Há quem diga que o Syphodys é a Pipeline catarina.

Certo, certo: talvez isso seja um pouco exagerado. Mas há de fato algumas correspondências. O pico fica quase no canto norte da grande praia que se estende até a foz do Rio Piçarras. Ali há três pedras enfileiradas, do raso pro fundo. Em alguma delas começa a onda. Se começa na primeira pedra, é pequena. Se na segunda, é massa. Se na terceira, a onda é clássica. É mais ou menos o que acontece com os três “reefs” de Pipe.

E tem o seguinte: nos dias de gala rodam tubos no Syphodys. E tubos, mermão, são o tesouro do surfe. Nesses dias há canudos por toda a praia que vai das três pedras até o Cerro, a quinhentos metros ao sul. Esse pequeno pedaço da costa barravelhense, quando não tem vento e entra uma ondulação consistente de leste, realmente é algo como um mini-Hawaii.

Sim, eu admito: isso definitivamente é um exagero. Mas nem tanto. Pois ali, além das ondas, tem todos os outros atrativos. A bela praia se esticando pro sul. O Costão e a Ilha do Grant ao norte. E outras belezas naturais com curvas tão bonitas quanto as das ondas em que a galera sydyvertys demais.


#debarradosulanavega: os 10 melhores picos de surfe

(Por #JojódoJacques)

Foi Adão dos Açores, aqui na Abertura, quem inventou essa hashtag. Assim ele recortou um pedaço do litoral catarina. Considerando este nosso pedaço, ele inventa listas das “coisas” daqui.

A primeira foi a das “10 praias mais bonitas”. A lista era dele, Adão. Agora vem a minha: “os dez melhores picos”. O surfe é uma das nossas paixões. Até por isso, é também um tema recorrente da Abertura. No auge do verão esse tema é ainda mais necessário. Então vamos aos picos.

Antes uma observação: fiz a lista com a colaboração de grandes surfistas da nossa região: frantravassos, Brunadutsol, Murilo Brandt, Radael Imhoh, entre outros. A lista é minha: sou o responsável pelas escolhas. Mas sem a colaboração dessas feras, ela nao seria tão boa. Acreditem: a lista tá espetacular!

Só mais um recado: a você, “surfista turista”, peço que respeite os surfistas locais. Os textos que escreverei terão boas informações. Todos podem consumi-las sem moderação. Mas, quando estiverem nos picos, observem as velhas regras do surfe, com toda a moderação que puderem ter.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.