InformaçãoOpinião

Bons jogos e decepções: como foram os brasileiros na estreia da Libertadores

Bons jogos e decepções: como foram os brasileiros na estreia da Libertadores
Fred marcou o gol de empate do Fluminense contra o River Plate. SILVIA IZQUIERDO/EFE

A fase de grupos da Libertadores da América começou reservando grandes desafios para a maioria dos brasileiros que disputam o torneio em busca da glória eterna. Com vitórias importantes e decepções, apresentamos um balanço dessa primeira rodada para os 7 clubes.

Bons resultados

Apenas um time brasileiro venceu com sobras nessa primeira rodada: o São Paulo. Contaminado pelas ideias de seu novo treinador, o argentino Hernan Crespo, o time paulista venceu o Sporting Cristal por 3 a 0. O clube peruano não deve ser o maior desafio do São Paulo nessa fase de grupos, mesmo assim, começar com uma vitória fora de casa, com ótimo jogo de Luan e Benítez, faz o torcedor visualizar uma temporada melhor do que a última.

O Flamengo entrou em campo pressionado para enfrentar o Vélez Sarsfield. Precisava da vitória para ganhar fôlego e dar sobrevida ao questionado Rogério Ceni. A vitória por 3 a 2 na argentina amenizou a situação do técnico e deu confiança ao rubro-negro que deve passar na liderança do grupo, salvo alguma tragédia futebolística.

Um empate em casa, pode ser bom? Sim, especialmente se o seu adversário é o River Plate. O empate entre o Fluminense e o time argentino foi visto como um bom jogo do time carioca. Após sair perdendo já aos 13′ por conta de um pênalti desnecessário, o Fluminense cresceu na etapa final e viu Fred, seu artilheiro histórico, acrescentar mais um gol importante para sua contagem. Daí pra frente o Fluminense esteve mais perto da vitória do que seu temido adversário, mesmo assim o jogo terminou empatado. Um ponto que vale muito em um grupo complicado.

Decepções

Internacional e Santos fizeram partidas terríveis na primeira rodada do torneio. O time gaúcho visitou o Always Ready da Bolívia, e voltou da altitude boliviana com uma derrota por 2 a 0, o que representou críticas pesadas de parte da torcida à Miguel Ángel Ramírez, técnico promissor que ainda não completou dois meses de trabalho no Internacional.

O Santos, atual vice-campeão do torneio, perdeu em casa para o Barcelona de de Guayaquil. O subestimado time equatoriano teve uma atuação dominante na vitória por 2 a 0, em uma atuação bem abaixo de jogadores importantes do Peixe, como Marinho e Soteldo. O time que foi bem nas fases preliminares, eliminando o Deportivo Lara e o San Lorenzo, encara o Boca Juniors no próximo dia 27.

O Atletico Mineiro foi alvo de protesto dos torcedores após mais um tropeço, o empate em 1 a 1 contra o Deportivo La Guaira. Um dos times que mais se reforçou, sofreu justamente com a falta de criatividade diante do clube venezuelano. Foram 59 cruzamentos e uma posse de bola de 72% que não se traduziram em nada no placar.

Com emoção desnecessária

O Palmeiras, atual campeão das Américas, venceu o Universitario do Peru por 3 a 2. Uma vitória que quase foi por água abaixo após a expulsão de Alan Empereur. O Palmeiras vencia tranquilamente por 2 a 0, mas após o cartão vermelho para um dos três zagueiros alviverdes, o time se perdeu em campo e tomou o empate. Com a vitória escapando pelas mãos, aos 95 minutos de jogo, Renan colocou o Palmeiras novamente na frente. O primeiro gol profissional do jovem de apenas 18 anos. Certamente inesquecível.

Gabriel Oliveira

Futebol brasileiro e mundial em textos com opinião, fatos e dados.

Comentários:

  1. ótimas análises, torcendo pelo meu fluzão ir bem nos próximos jogos!

    Rodrigo Piccoli em 24/04/2021
Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.