Opinião

Danilo Otoni: Um Dia Muito Especial (1977)

Danilo Otoni: Um Dia Muito Especial (1977)

Recentemente vi UM DIA MUITO ESPECIAL (1977), um libelo antifascista pela câmera do italiano Ettore Scola. Percebi muitas familiaridades com o hoje, talvez porque o espiral do tempo existe mas não fica parado. Caminha e engole tudo o que vê pela frente. O impressionante é que nós, reles seres mortais, somos um fator de readequação e reabsorção dos eventos passados, porém, gostamos de abraçar os erros e repeti-los.

Bem, o dia especial filmado por Scola é o 6 de maio de 1938 quando, em Roma da Itália fascista, Adolf Hitler e Benito Mussolini se encontraram para selar uma união política que, no ano seguinte, levaria ao mundo a segunda guerra mundial. Duas pessoas não foram ver o desfile patriótico – uma dona de casa e um locutor de rádio desempregado, ambos vítimas do fascismo e tristes por razões diferentes. E é em volta deles (e do rádio, outro personagem principal por ser o porta-voz oficial) que esta obra prima é desenvolvida com todas as suas astutas críticas.

O plot inicial define a sociedade machista e patriarcal da época, assim como apresenta o indivíduo livre sem poder fazer valer sua liberdade. O fascínio das massas também é focado de maneira crua e cruel, onde o delírio fantasioso anuvia qualquer pensamento racional. Porém, há poesia (e como há!), mesmo nas autointituladas “pessoas sem formação”, até porque o amor é um ato revolucionário e está em cada um de nós, sem exceção. De ritmo lento (às vezes exasperante), o desenvolvimento narrativo alimenta o condicionamento chauvinista próprio do regime sem abrir mão da comicidade, culminando no encontro de solidões na cena de amor (e vingança) entre a mulher humilhada e o gay subversivo sob o som da ovação embriagada de um povo extasiado.

Um belo drama sobre repressões individuais e coletivas que deveria ser obrigatório a todo cidadão. E que seja um filme especial de conscientização, pois o futuro repete o passado em forma de farsa. Basta atentar ao Brasil de Bolsonaro. Portanto, espectadores, assisti-vos!

Comentários:

  1. Muito bom. Interessante. Fácil de ler e compreender.
    Vou tentar “encontrar” o filme para assistir.
    Obrigada. Boa sorte.

    Maria Luisa em 03/05/2021
  2. Muito bom. Interessante. Fácil de ler e compreender.
    Vou tentar “encontrar” o filme para assistir.
    Obrigada. Boa sorte.

    Maria Luisa em 03/05/2021
  3. A simplicidade das palavras nos da uma impressao de levesa e compreensao do fime. Danilo mais uma vez nos surpreendendo com a sua versatilidade. Parabens!

    Patricio Americo em 03/05/2021
Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.