Opinião

Marco Murara: Lucro e Pró-Labore

Marco Murara: Lucro e Pró-Labore
Emilio Takas/Unsplash

Lucro ou prejuízo é o resultado da operação de um negócio. Após o pagamento das despesas administrativas, operacionais e comerciais, o que sobrar é lucro. Você vai encontrá-lo no demonstrativo de resultado do exercício – DRE. O lucro pertence a empresa e não o “salário do dono”.

Pró-labore é uma espécie de “salário do dono da empresa”. É o ganho do proprietário da empresa referente ao trabalho que ele desempenha nela. Deve sempre ser condizente com a condição que a empresa tem de remunerá-lo. Não é a empresa que deve se adequar ao padrão de vida do proprietário, mas o contrário. 

As contas da casa do empresário, diversão e investimentos devem ser pagos com o seu pró-labore. Não dá para ostentar na vida pessoal tendo uma empresa com faturamento pífio. As contas da empresa devem ser pagas com recursos gerados na empresa. Empresa com prejuízo é empresários em pró-labore.

Um erro que proporciona o descontrole entre lucro e pró-labore é a mistura das contas bancárias da pessoa física do empresário com a conta jurídica. Pior ainda quando tudo está em uma conta só. Perde-se eficiência da administração financeira eficiente e o descontrole pode levar à falência. Não adianta dizer que respeita o pró-labore e trazer os boletos da casa para empresa pagar. Isto é mentir para si mesmo.

Ter dinheiro no caixa ou saldo positivo na conta não significa lucro no fim do mês. A aquisição de bens materiais pessoais e viagens devem acontecer se a distribuição de lucros do exercício permitir.

A má gestão do caixa e do pró-labore pode fazer sua empresa quebrar, mesmo tendo um bom atendimento e o melhor produto do mercado. Assaltar o próprio caixa vai comprometer os pagamentos de despesas vitais para o negócio. Recorrer a ajuda do contabilista ou de consultores experientes pode salvar a lavoura.

Marco Murara

Roqueiro, cervejeiro, flamenguista e progressista. Já foi entregador de jornal, office boy e hoje obedece a esposa.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.