Arte

PPP: Pico da Ponte Pênsil (Araquari) – #debarradosulanavega: os 10 melhores picos de surfe

PPP: Pico da Ponte Pênsil (Araquari) – #debarradosulanavega: os 10 melhores picos de surfe
Crystyan Smek (@crystyansmek)

Antes de tudo, esclareço o significado desta palavra: “pico”. É a unidade geográfica mínima do surfe. Uma praia, por menor que seja, pode ter vários picos. Entre Sunset e Pipeline não há nem dois quilômetros, mas há vários picos (ou “spots”, como dizem lá): Gas Chambers, Rocky Point and so on. O nosso Tomas Hermes, que tá disputando (com toda a nossa torcida!) a “triple crown”, sabe bem disso.

O PPP fica na frente da ponte pênsil da Barra do Itapocu. É um dos vários picos, numa das várias bancadas, dessa longa praia. Não sei se é o melhor. Em frente às Salinas há um bem massa. Entre ambos há vários.

Todos são beach breaks. Todos recebem bem as várias ondulações – inclusive as que vêm do sul, que costumam “passar por fora” de nossa região. Todos têm todos os tipos de onda. Nos dias clássicos giram tubos. Nos outros dias – na verdade, em qualquer dia de sol – rola uma praia bacana, uma galera bonita e um fim de tarde alucinante pra se ver do alto da ponte pênsil.


#debarradosulanavega: os 10 melhores picos de surfe

(Por #JojódoJacques)

Foi Adão dos Açores, aqui na Abertura, quem inventou essa hashtag. Assim ele recortou um pedaço do litoral catarina. Considerando este nosso pedaço, ele inventa listas das “coisas” daqui.

A primeira foi a das “10 praias mais bonitas”. A lista era dele, Adão. Agora vem a minha: “os dez melhores picos”. O surfe é uma das nossas paixões. Até por isso, é também um tema recorrente da Abertura. No auge do verão esse tema é ainda mais necessário. Então vamos aos picos.

Antes uma observação: fiz a lista com a colaboração de grandes surfistas da nossa região: frantravassos, Brunadutsol, Murilo Brandt, Radael Imhoh, entre outros. A lista é minha: sou o responsável pelas escolhas. Mas sem a colaboração dessas feras, ela nao seria tão boa. Acreditem: a lista tá espetacular!

Só mais um recado: a você, “surfista turista”, peço que respeite os surfistas locais. Os textos que escreverei terão boas informações. Todos podem consumi-las sem moderação. Mas, quando estiverem nos picos, observem as velhas regras do surfe, com toda a moderação que puderem ter.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.