Arte

Praia do Sol (Barra Velha) – #debarradosulanavega: os 10 melhores picos de surfe

Praia do Sol (Barra Velha) – #debarradosulanavega: os 10 melhores picos de surfe
Foto por Lucas Gustavo

A longa rodovia atravessa o país, passa por Sampa e Curita, desce a serra e afinal encontra o mar em Barra Velha: ali, nesse encontro, é a Praia do Sol. Ou quase ali. Dois ou três kms adiante. No canto sul da grande praia em que o viajante do norte, embasbacado, vê afinal o oceano.

Não surpreende que o local seja tomado por surfistas de fora. É o pico a que se chega mais rápido quando se vem de Jô ou Jaraguá. Nico, o dono do famoso restaurante, é um joinvilense que tá por ali desde os anos 80. Os irmãos Piazera, os dois maiores surfistas jaraguaenses da história, se criaram nessas ondas. As merrecas que rodam sobre as várias bancadas da praia fazem a cabeça dos caras que só podem surfar uma vez por semana, ou por mês. Ou só na temporada.

Mas tem dias que a coisa muda. Dias de ondulação forte e vento sul. O canto direito da praia tem um fundo de pedra. Ali quebra uma onda soberana, que se estende longa e às vezes tubular. Nesses dias, na bancada bem em frente ao Nico, tem o “Mike Tyson” abrindo direitas e esquerdas sinistras. Em suma: são dias pra iniciados.

Nesses dias, geralmente no inverno, a Praia do Sol é mais bonita. Especialmente se bate um vento sul que vem da serra e que ali é terral. Então as ondas se armam, os tubos rodam e a galera fica aplaudindo o espetáculo sentada no costão das pedras brancas e negras, todas algo amarelas à luz do pôr do sol.


#debarradosulanavega: os 10 melhores picos de surfe

(Por #JojódoJacques)

Foi Adão dos Açores, aqui na Abertura, quem inventou essa hashtag. Assim ele recortou um pedaço do litoral catarina. Considerando este nosso pedaço, ele inventa listas das “coisas” daqui.

A primeira foi a das “10 praias mais bonitas”. A lista era dele, Adão. Agora vem a minha: “os dez melhores picos”. O surfe é uma das nossas paixões. Até por isso, é também um tema recorrente da Abertura. No auge do verão esse tema é ainda mais necessário. Então vamos aos picos.

Antes uma observação: fiz a lista com a colaboração de grandes surfistas da nossa região: frantravassos, Brunadutsol, Murilo Brandt, Radael Imhoh, entre outros. A lista é minha: sou o responsável pelas escolhas. Mas sem a colaboração dessas feras, ela nao seria tão boa. Acreditem: a lista tá espetacular!

Só mais um recado: a você, “surfista turista”, peço que respeite os surfistas locais. Os textos que escreverei terão boas informações. Todos podem consumi-las sem moderação. Mas, quando estiverem nos picos, observem as velhas regras do surfe, com toda a moderação que puderem ter.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.