Opinião

Quando o futebol chegou

Quando o futebol chegou

Com Alemanha e Japão começou de fato a copa. Uma entregou o que esperávamos: um passo mais na evolução do esporte (só no primeiro tempo, é verdade, mas entregou). O outro entregou mais, muito mais: nunca houve um Japão assim. Jogaço. Enfim o futebol chegava ao Catar.

A evolução: o esquema 5-5

No papel a Alemanha joga num 4-4-2. Ou num 4-2-4. Ou num 3-5-2. Tudo depende do Raum, o ala. Ou ponta. Ou lateral. Mas isso só no papel: na verdade o esquema é um 5-5. Dois blocos. Vanguarda e retaguarda.

A primeira vez que vi isso foi no jogo deles contra Portugal na última Euro. Foi um vareio. Depois vi outras vezes no Chelsea de Tuchel. O ala vira ponta quando o time tem a bola. A linha mais ofensiva tem 5 jogadores. Metade do time no limite da retaguarda adversária. Os alemães atacam como uma manada de búfalos.

Os antigos dirão que o Brasil de 1950 jogava assim com Friaça, Jair, Ademir, Zizinho e Chico. Não discuto. Ao contrário: com Kimmich e Gündogan na meia, parece mesmo que a Alemanha joga naquele esquema “WM” de sete décadas atrás.

Mas estamos sete décadas à frente. Os teutos em 2022 se mexem na cancha como os átomos do Niels Bohr. O time alterna as posturas, as linhas, os blocos – e se recria o tempo todo. Tudo em alta velocidade. Com impecável técnica. E com a naturalidade de uma criança enchendo as fraldas. É um timaço. Pena que pode ir pra casa tão cedo.

O maior Japão da história

Sim, a Alemanha vai cair fora se não ganhar da Espanha. Tudo porque o Japão veio ao Catar pra cometer um crime. Doloso. Qualificado.

Reparei neles no recente amistoso com o Brasil. Têm uma grande virtude: recomposição rápida. Assustadoramente rápida. Mais que a de qualquer outra seleção. Isso permite que eles abusem da marcação alta. O adversário sofre muita pressão e, se supera, encontra uma defesa recomposta.

No primeiro tempo eles não jogaram assim. Ficaram recuados. Respeitaram a Alemanha. Temeram. Tremeram. Como sempre.

No segundo mudou. Pressionaram. Atacaram. Acharam os gols. Venceram com justiça. Acho que foi o melhor Japão de todos os tempos. Acho mais: foi um novo Japão.

É, o futebol chegou. Até que enfim. A história já tava cansada de esperar.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.