Informação

Super Liga é oficializada entre polêmicas e disputas legais

Super Liga é oficializada entre polêmicas e disputas legais
Taça da Champions League, torneio ameaçado pela criação da Super Liga. Foto: UEFA / Handout via REUTERS

A noite desse domingo foi agitada por uma notícia que pegou muita gente de surpresa, mas que rondava os corredores de alguns dos maiores clubes da Europa: a criação da Super Liga. Uma competição entre gigantes europeus, criada pelos próprios clubes, que substituiria sua participação na tradicional Champions League, hoje organizada pela UEFA. 

As polêmicas envolvendo a liga já começam pelo seu regulamento: dos 20 times participantes desse novo torneio, 15 têm vagas fixas. Entre os detentores das vagas fixas estão Manchester United, Manchester City, Chelsea, Liverpool, Tottenham, Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Juventus, Internazionale de Milão e Milan. Outros três nomes ainda serão anunciados. 

Torcedores do Liverpool protestam com faixas em frente ao clube

A iniciativa foi repudiada com razão pela UEFA e pelas federações nacionais da Alemanha, Holanda, Espanha e Inglaterra, que em conjunto com a FIFA estudam vetar os clubes envolvidos das competições nacionais e internacionais. Uma batalha esportiva e legal que vai estremecer as estruturas do futebol europeu. A recepção da Super Liga também foi péssima entre os torcedores de todos os times participantes, com protestos das torcidas nas redes sociais e críticas de figuras importantes do esporte e do jornalismo esportivo. 

Uma das principais críticas ao novo torneio que ainda nem começou e já mudou a história do futebol europeu, é justamente por reservar vagas fixas para times que nem sempre estão nas principais ligas do continente. Um regulamento no mínimo antidesportivo e que desestimula a competitividade das ligas nacionais, que hoje, são quem classificam os clubes para a Champions League e Europa League.

Gary Neville sobre a criação da Super liga

Gabriel Oliveira

Futebol brasileiro e mundial em textos com opinião, fatos e dados.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.